O pão é um alimento versátil, adequado para diversas refeições, seja no café da manhã, na tarde ou até mesmo à noite como um petisco antes de dormir. Existem diferentes tipos de pão, como o pão de forma, ideal para sanduíches e cachorros-quentes, e o pão francês, que é amplamente conhecido, embora receba nomes diferentes em várias regiões.
O pão é um componente essencial de muitas refeições, servindo tanto como prato principal quanto como acompanhamento. Sua simplicidade e sabor atemporal fazem dele um alimento apreciado ao longo dos anos. Se você deseja aprender a arte da panificação, o curso de padeiro oferecido pelo Senac é uma excelente oportunidade para explorar diversas maneiras de fazer pão.
Sobre o Curso
O curso oferecido pelo Senac foi tem como propósito instruir todos os futuros padeiros sobre a arte de confeccionar um autêntico e saboroso pão, empregando diversas receitas distintas. Afinal, existem diversas variedades de pães.
Desde o pão francês até o pão árabe, todos são deliciosos, independentemente da cultura à qual pertencem. Um padeiro profissional é capaz de transformar até a massa mais simples em uma iguaria saborosa. A preocupação com a segurança é fundamental, mesmo para um padeiro ou chef de cozinha. Nesse ambiente, também há riscos que devem ser devidamente respeitados.
Para se inscrever
- É necessário ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino fundamental.
- Entre no site do SENAC.
- Procure o curso de padeiro.
- Ache a unidade mais próxima de sua localidade e matricule-se.
No Mercado de Trabalho
A profissionalização nessa área tem se tornado cada vez mais exigente, uma vez que os consumidores passaram a valorizar ainda mais a qualidade dos alimentos.
O pão ideal não deve ser muito tostado, nem muito cru. Deve ser macio por dentro, crocante por fora, saboroso, delicioso e uma adição bem-vinda a diversas refeições. Seja um pão de forma ou caseiro, ele deve ser sempre macio, leve e agradável ao paladar.
A casca externa desse tipo de pão não deve apresentar coloração preta ou estar queimada, tampouco deve ser dura. Ela também deve ser saborosa. Como pode ver, há muitos requisitos a serem atendidos, e para alcançar isso, é necessário que uma pessoa se qualifique adequadamente para atender a todas as demandas dos clientes.
O que é ensinado ?
O Senac estruturou uma programação de aulas para este curso, bem como uma extensa lista de tópicos para que os futuros padeiros possam aprender a como organização e estrutura da cozinha, práticas de higiene na manipulação de alimentos, manual de boas práticas, segurança aplicada à operação na cozinha.
Receitas:
- Massa básica para pão.
- Pão de leite (para hambúrgueres, cachorros-quentes e bisnaguinhas).
- Pão doce.
- Pão de açúcar.
- Pão francês.
- Baguete.
- Pão integral.
- Pão de centeio com oleaginosas.
Certificação Senac
Para quem conseguir se formar, receberá um certificado de qualificação profissional, o qual atesta que você agora é um profissional capacitado para lidar nesta área de atuação.
Vale ressaltar que a qualificação do certificado apenas tem validade em território nacional.